
Participantes
Alexandre Veronese (Brasil, Faculdade de Direito, Universidade de Brasília):
Professor Associado de Teoria Social e do Direito e pesquisador associado no Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações na Universidade de Brasília, bem como colaborador externo do Centro de Excelência Jean Monnet em Cidadania Digital e Sustentabilidade Tecnológica na Universidade do Minho (Portugal).
Alfredo Roque Freire (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
Formado em Engenharia da computação e Filosofia, é professor do departamento de filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Ensina lógica formal e metafísica. Pesquisa em particular lógica modal, fundamentos da matemática e ontologia. Participa do grupo de pesquisa filosófica da UnB sobre IA. Trabalha atualmente na comparação entre as ontologias de teorias de conjuntos.
Ana de Oliveira Frazão (Faculdade de Direito, Universidade de Brasilia):
Advogada e Professora de Direito Civil, Comercial e Econômico da Universidade de Brasília – UnB. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília – UnB, Especialista em Direito Econômico e Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília – UnB e Doutora em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Líder do GECEM – Grupo de Estudos Constituição, Empresa e Mercado.
André Leclerc (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
É canadense e trabalha no Brasil há 30 anos. É professor titular da Universidade de Brasília e pesquisador do CNPq. É líder de um Grupo de Pesquisa sobre Filosofia da Mente e da Ação. Tem publicado livros e artigos, principalmente em Filosofia da Linguagem e da Mente.
Auguste Nsonsissa (Congo | França, Université Paul-Valéry – Montpellier 3; LAP/EHESS-CNRS; Société Congolaise de Philosophie – SOPHIA):
É professor de filosofia (CAMES) da Universidade Marien Ngouabi (República do Congo). Possui uma « habilitação para orientar pesquisa » (HDR) da Universidade de Montpellier, na França. É pesquisador associado no laboratório de antropologia política (Unidade de Pesquisa 8177, CNRS (LAP/EHESS). É presidente do Conselho cientifico da sociedade congolesa de filosofia (Sophia) e coordenador do programa de pós-graduação do departamento de filosofia.
Bill Kouelany (Ateliers Sahm, Congo):
É uma artista, escritora e cenografa congolesa. Convidada na bienal de Dakar (Senegal), como também na Documenta 12 de Cassel (2007), foi a primeira criadora da África subsaariana a ser exposta nessa manifestação internacional. Vive em Brazzaville (Républica do Congo), onde lida e anima o centro cultural: Les Ateliers Sahm
Charles Z. Bowao (Congo, Université Marien Ngouabi):
Doutor em Filosofia pela Universidade Estatal Lomonossov de Moscou (1986) e detentor de um Doctorat d’État ès lettres et sciences humaines pela Université Cheikh-Anta Diop de Dakar. Desde 1987, integra o corpo docente da Université Marien Ngouabi, em Brazzaville. É professor titular e, desde 2023, professor emérito da mesma instituição. Suas principais áreas de investigação abrangem a filosofia africana, a epistemologia, a lógica e a história das ciências.
Celestino Mussomar (Centro de estudos Africanos (CeSAI)- Univ. Tor Vergata, Roma):
É professor da Universidade Pedagógica de Maputo e professor convidado de Filosofia Política e Filosofia da Religião no programa de pós-graduação da Universidade Eduardo Mondlane. É doutor em História e Ciências Filosóficas e Sociais pela Universidade de Roma Tor Vergata, bem como doutor em Filosofia pelo Pontificio Ateneo Sant'Anselmo de Roma.
Christian Kouadio Yao (Costa do Marfim, Université Alassane Ouattara):
É professor e pesquisador (Maître de conférences) na Universidade Alassane Ouattara de Bouaké (Costa do Marfim). Autor de cerca de vinte publicações científicas, suas pesquisas abordam temas ligados à filosofia das ciências biomédicas e aos saberes endógenos africanos. Também é editor e escritor, autor de oito obras literárias, das quais três fazem parte do programa escolar da Costa do Marfim.
Cristian Arão (Brasil, Universidade Federal do Recôncavo Baiano):
Doutor em filosofia pela Universidade Federal da Bahia com Pós-Doutorado no projeto “Inteligência artificial: desafios filosóficos” do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. É autor do livro IA entre fantasmas e monstros e professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Daniel Rodrigues Ramos (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Tocantins):
Formado em Odontologia e filosofia, é atualmente professor efetivo no curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e membro efetivo do programa de pós-graduação do núcleo de Palmas e ensina no Mestrado Acadêmico em Filosofia da UFT. Desenvolve pesquisas na área de fenomenologia, em especial, Scheler e Heidegger e, recentemente, em Binswanger. Publicou "A questão do Ereignis em Heidegger", sobre o pensamento tardio de Heiddeger, um dos primeiros estudos publicados no Brasil em torno dos Beiträge zur Philosophie e de outras obras correlatas pertencentes ao ciclo de obras heideggerianas em que se expõe o pensamento da história do ser.
Evariste Dupont-Boboto (Congo, Université Marien Ngouabi):
É professor titular de Filosofia desde 2021. Especialista em lógica e filosofia da linguagem, é autor de diversos livros e artigos. Ex-coordenador da formação doutoral em Filosofia, é atualmente decano da Faculdade de Letras, Artes e Ciências da Universidade Marien Ngouabi (Congo).
Florence Botti (Costa do Marfim, Université Alassane Ouattara de Bouaké):
É professora-pesquisadora (professora assistente) de Filosofia na Universidade Alassane Ouattara de Bouaké (Costa do Marfim). Autora de diversos artigos científicos, seus campos de interesse incluem a epistemologia, a ética e a filosofia das ciências biomédicas.
João Vitor Schmidt (Brasil, Instituto Federal de São Paulo):
É professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). É mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília sobre filosofia da Inteligência Artificial, com ênfase em linguagem e agência artificial.
Julian Brzozowski (Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina):
Artista visual, músico e pesquisador, Julian Brzozowski (Florianópolis - SC) é doutor em Literatura pela UFSC e atua com IA generativa em imagem, vídeo e som. Investiga mediações entre linguagem, técnica e ambiente, articulando antropologia da mídia, estética ecológica e ética da IA, com foco no Sul Global. Conduz projetos e formações sobre criatividade assistida por IA, responsabilidade no uso de modelos de linguagem e impactos culturais.
Luciana da Costa Dias (Brasil, Instituto de Arte, Universidade de Brasília):
É professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Artes Cênicas. Filósofa de formação, atua nas interfaces entre fenomenologia, ontologia, tecnologia, estética e política. Sua pesquisa toma a “virada performativa” como conceito articulador, investigando como corpos, técnicas e infraestruturas produzem modos de existência e regimes de poder no século XXI. Atua em linhas de investigação que cruzam ontologia e técnica, performatividade e política, com ênfase em perspectivas decoloniais & contra coloniais , feministas e situadas no Sul Global. Atualmente, pesquisa as inteligências artificiais generativas como entes liminares, interrogando seus efeitos sobre formas de subjetivação, soberania algorítmica e disputas ontopolíticas contemporâneas.
Marcos Aurélio Fernandes (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
Marcos Aurélio Fernandes é Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Doutorou-se em Filosofia pela Pontificia Università Antonianum de Roma (2003). Tem experiência na fenomenologia, a partir de Heidegger. Dentre outras publicações, é autor dos livros: “À Clareira do Ser: Da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência” (Daimon Editora, Teresópolis-RJ, 2011) e “Na clareira do Ser: exercícios de aclaração da existência” (CRV, Curitiba, 2024).
Maria Cecília Almeida (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
É professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB. Possui doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (França), além de mestrado em Filosofia (2006), graduação em Filosofia (2002) e graduação em Direito (1998). É coordenadora do Grupo de Trabalho Filosofia e Direito da Anpof, líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UnB, credenciado junto ao CNPq, e ainda parte do GT "Estado Laico" da SBPC.
Maurício Fernando Bozatski (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Mato Grosso):
É Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vinculado ao Departamento de Filosofia. Doutor em Filosofia da Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) e graduado em Filosofia. Atua nas áreas de filosofia da tecnologia, fenomenologia e pós-fenomenologia, com pesquisas voltadas às relações entre técnica, trabalho e experiência. É também tradutor de obras no campo da filosofia da tecnologia e da pós-fenomenologia.
Philippe Lacour (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
Formado na França e na Europa, é atualmente Professor no departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Ensina filosofia geral e teórica. Pesquisa a epistemologia das ciências humanas, em relação com as questões normativas, e estuda também as tecnologias da tradução, com o projeto TraduXio (https://traduxio.org). Prepara um livro sobre a noção de conhecimento clínico (interpretativo) que ele contrasta com o pensamento da Inteligência Artificial.
Priscila Rossinetti Rufinoni (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
Priscila Rossinetti Rufinoni é professora de Filosofia do Departamento de Filosofia da UnB e do Programa de pós-graduação em Filosofia - PPGFIL. Autora de Juízos estéticos: Kant e a arte moderna, editado em 2019 pela editora da UnB. Atualmente trabalha com questões estéticas por um viés político e epistemológico.
Rafael Rodrigues Pereira (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Goiás):
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Filosofia pela mesma instituição (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando principalmente na área de Ética, com ênfase em Aristóteles, estoicismo, Kant e nas abordagens contemporâneas de Ética das Virtudes. Em 2024 assumiu a coordenação do Eiafh, núcleo de pesquisa sobre Ética e Inteligência Artificial. O grupo investiga os impactos da IA no mundo contemporâneo, com foco em questões como o enfraquecimento da democracia, vieses discriminatórios, distorções nas relações humanas, o problema da consciência e da responsabilidade moral, além do desafio de pensar o florescimento humano em um mundo marcado pela presença pervasiva da IA.
Raphael Rios Chaia Jacob (Brasil, Faculdade de Direito, Universidade Católica Dom Bosco):
Advogado e professor universitário. Formado em Direito. Mestre em Direito Privado Europeu e Inteligência Artifical pela Università di Reggio Calabria, da Itália. Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Fez pos-graduação em Direito Digital e Compliance pela Damásio Educacional, Direito de Criptoativos e Blockchain pela Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFEPR, e Direito Ambiental pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Doutor em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco.
Cursou pós-doutorado em Novas Tecnologias e Direito, na Itália. Membro honorário da Associação Nacional de Advogados de Direito Digital - ANADD.
Rodrigo de Alvarenga Freire (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília com experiência em Lógica e Fundamentos da Matemática.
Rogério da Silva Lima (Brasil, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Universidade de Brasília):
É professor titular da Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Possui mestrado e doutorado em Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Desenvolve a pesquisa “A Teoria da Literatura e a Inteligência Artificial: Uma Perspectiva Interdisciplinar” (CNPq).
Rufino Adriano (Moçambique, Universidade São Tomás de Moçambique):
Doutor em Filosofia e Mestre em Filosofia pela Universidade Paris 8 e Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica. Docente da Universidade Pedagógica nas disciplinas de Epistemologia, Filosofia da Linguagem e Filosofia do Direito. Tem publicações de artigos científicos e interesse em pesquisa nos campos de Epistemologia, Filosofia da Linguagem, Filosofia de Direito.
Shajara Née/ Hilan Bensusan (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade de Brasília):
Se interessa por deícticos, espectros, proximidade, clima, corporeidades, zonas de fronteira e dissidências. Doutorado pela University of Sussex. Atualmente ensina e pesquisa no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Entende seu trabalho em filosofia em continuidade com seu trabalho em performance, instalação e literatura.
Tania Aguiar (Brasil, Faculdade de Direito, Universidade de Brasília):
Doutora em Direito com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade de Brasília. Assessora parlamentar no Senado Federal, Advogada e Pesquisadora. Professora no mestrado profissional do IDP. Membro do Grupo de Trabalho sobre inteligência artificial no Poder Judiciário. Membro do Observatório Nacional de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Proteção de Dados (ONCiber). Vice líder do Grupo de Pesquisa LIA-IDP (Laboratório de Governança e Regulação da Inteligência Artificial). Vice Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (GEOPP) UnB.
Tiavsi Yao Raoul Abgavon (Côte d’Ivoire, Departamento de Filosofia, Université Alassane Ouattara):
É professor e pesquisador (Maître-Assistant) no Departamento de Filosofia da Universidade Alassane Ouattara (Bouaké – Costa do Marfim). Especialista em epistemologia, dedica-se ao estudo da epistemologia da biomedicina e aos desafios da inteligência artificial. Entre seus trabalhos publicados destaca-se o artigo “A exigência de uma normatividade ética para uma confiança esclarecida na IA”, publicado na revista Communication, technologies et développement, nº 15, 2024, pp. 1–11.
Walter R. Menon Jr. (Brasil, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais):
Professor associado do dept. de Filosofia da UFMG. Linhas de Estética e Filosofia contemporânea, Filosofia da Técnica; membro do SIGA - Sociedade da Informação, grupo de estudos da UFMG. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UnB, sob supervisão do prof. Hilan Bensusan.